21/02/2014 Prefeito inaugura sala de visitação do Museu do Amanhã |
|
|
|
O prefeito Eduardo Paes participou, nesta quarta-feira (19/02), da abertura da sala de visitação do Museu do Amanhã, instalada no canteiro de obras do projeto, no Píer Mauá. Voltado para o entretenimento e aprendizado, o espaço de cerca de 80 metros quadrados levará o público a se aproximar do conceito do novo museu e a refletir sobre o impacto de suas ações no planeta por meio de conteúdo interativo.
A previsão de inauguração do museu é em março de 2015, mas já a partir desta quinta-feira (20/02) a sala de visitação será aberta ao público de terça a domingo, das 10h às 17h, com entrada franca, e os visitantes poderão conhecer e entender mais sobre o projeto por meio de experiências interativas. Cariocas e turistas terão a oportunidade de observar a maquete do prédio do Museu do Amanhã e também interagir com uma mesa com jogo com questões referentes às mudanças climáticas, o uso de energia, o crescimento da população, o consumo, o crescimento das cidades e a biodiversidade, entre outros.
Além disso, o espaço contará com uma equipe de educadores para o acompanhamento das atividades e terá dez tablets com aplicativo exclusivo contendo informações sobre o projeto e a expografia do museu, além de mapas do Porto Maravilha com as modificações que a região passa no atual processo de revitalização.
- A construção do Museu é uma operação urbana consorciada, em que todas as intervenções são pagas pela iniciativa privada, não há recursos públicos aqui. É fundamental no processo de revitalização da área urbana ter um ícone cultural e arquitetônico como esse museu. O Rio que queremos para o futuro está sendo construído aqui na Região Portuária, por isso esse museu será um marco, uma transformação. É um espaço que valoriza a zona central do Rio de Janeiro, é o encontro da cidade com o mar. Na minha opinião, vai ser comparável aos Arcos da Lapa e ao Sambódromo, que também são ícones da arquitetura aqui no Rio – disse o prefeito.
Projetado pelo arquiteto espanhol Santiago Calatrava, o Museu do Amanhã será um museu de ciências diferente. Por meio de ambientes audiovisuais, instalações interativas e jogos, o público será levado a examinar o passado, manipular as várias tendências da atualidade e imaginar futuros possíveis para os próximos 50 anos.
Ele ficará num espaço de 30 mil metros quadrados, com jardins, espelhos d´água, ciclovia e área de lazer, que terão como plano de fundo o Morro da Conceição e o Mosteiro de São Bento, pontos históricos do Rio. Também terá dois níveis conectados por rampas e seis mil metros quadrados dedicados à área expositiva. No térreo, os visitantes terão loja, auditório, salas de exposições temporárias, salas de pesquisa e ações educativas e um restaurante, além das áreas administrativas do museu. No pavimento superior, serão construídas as salas das exposições permanentes, um belvedere para contemplação da vista e um café.
O Museu do Amanhã está incluído no conjunto de obras de revitalização da Região Portuária, o Porto Maravilha, a maior operação urbana consorciada do país. O projeto, orçado em R$ 215 milhões, será custeado pela venda dos Certificados de Potencial Adicional de Construção (Cepacs) – sem recursos do tesouro municipal – e executado pela Concessionária Porto Novo. O Museu – parceria da prefeitura com a Fundação Roberto Marinho - também conta com investimento de R$ 65 milhões do Banco Santander e apoio do Governo do Estado do Rio de Janeiro.
- É uma honra para a Fundação Roberto Marinho participar de um trabalho como esse, que traz uma reflexão sobre o amanhã e o futuro do planeta. Acho que as questões ambientais e tudo o que estamos vivendo atualmente, como esse calor excessivo que acabamos de enfrentar, mostram que devemos tratar melhor o meio ambiente. Aqui no museu, encontraremos diversas formas de interagir, pensar e descobrir como a humanidade chegou até aqui. Cada um tem a sua parte e uma fatia de responsabilidade sobre o que vivemos – disse o presidente da fundação, José Roberto Marinho.
Após a inauguração da sala de visitação, o prefeito visitou as obras do Museu do Amanhã. Também participaram do evento o secretário-chefe da Casa Civil, Pedro Paulo Carvalho; o presidente da Companhia de Desenvolvimento Urbano da Região do Porto do Rio de Janeiro (Cdurp), Alberto Gomes Silva; o diretor-presidente da Concessionária Porto Novo S/A, José Renato Ponte; o presidente do Banco Santander Brasil, Jesús Zabalza; além de outras autoridades municipais e convidados. Mais informações sobre o projeto do Museu do Amanhã podem ser obtidas no site www.museudoamanha.org.br. |
|
|
|