• Facebook
  • Twitter
  • Youtube
  • Rss
  • Fale conosco
18/02/2014
Prefeitura implanta esquema para fechamento do Mergulhão da Praça XV
Por: Administrador

A Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Municipal de Transportes (SMTR), da CET-Rio, da Companhia de Desenvolvimento Urbano da Região do Porto do Rio de Janeiro (Cdurp) e da Concessionária Porto Novo, implanta neste domingo, dia 16/02, às 7h, novo esquema de trânsito e transporte por conta do fechamento do Mergulhão da Praça XV. No mesmo dia, será implantada a mão dupla da Avenida Rio Branco, trecho entre a Avenida Presidente Vargas e o Aterro do Flamengo, e 228 linhas de ônibus municipais e intermunicipais terão seus itinerários alterados. As medidas fazem parte do plano de mitigação da prefeitura para o avanço das obras do Porto Maravilha.

 

 

Ao apresentar o esquema montado para o fechamento, o prefeito Eduardo Paes voltou a pedir a colaboração da população. Segundo ele, as etapas anteriores só foram bem sucedidas porque os cariocas, assim como os moradores da Região Metropolitana do Rio, atenderam as orientações da prefeitura.

 

- É impossível conduzir todas essas transformações na cidade sem essa parceria. A partir de segunda-feira alcançaremos o auge das transformações e as intervenções de infraestrutura viverão o seu momento mais difícil no que diz respeito aos transtornos no trânsito. Por isso, pedimos encarecidamente a todos para que evitem os veículos particulares e dêem preferência ao transporte público para ir ao Centro. Sei que será sacrificante, mas daqui para a frente, com a abertura dos túneis e de novas vias, a situação vai melhorar - disse Paes, acrescentando que a derrubada da Perimetral é essencial para o desenvolvimento da região central da cidade: 

 

- Estamos revitalizando uma área que se degradou e a retirada do Elevado da Perimetral é o elemento mais importante dessa revitalização. Estamos realizando obras de infraestrutura de qualidade, como a implantação do VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) e de três novos túneis, além do BRT. É um conjunto de transformações que devolve aos cariocas um dos centros mais lindos do mundo. 

 

O secretário municipal de Transportes, Carlos Roberto Osorio, reforçou o alerta aos pedestres.

 

- Destaco a implantação de mão dupla na Avenida Rio Branco como a alteração mais importante. Por isso, serão instaladas barreiras físicas, na cor laranja, para a divisão de faixas, para garantir que os veículos não invadam a contramão. As sinalizações também têm o objetivo de alertar aos pedestres sobre os impedimentos naquela via. Eles contarão com uma faixa visual para que, ao olhar para o outro lado quando for atravessar, lembre que a mão da Avenida Rio Branco mudou - disse Osorio, informando que a medida será aplicada em todos os locais que tiveram a mão dupla implantada.

 

A apresentação do esquema de trânsito também reuniu o diretor-presidente da Companhia de Desenvolvimento Urbano da Região do Porto do Rio de Janeiro (Cdurp), Alberto Silva, o presidente do Consórcio Porto Novo, José Renato Ponte e o subsecretário de Projetos Estratégicos e Concessões de Serviços Públicos e Parcerias Público-Privadas da Casa Civil, Jorge Arraes.

 

 

 

MUDANÇAS VIÁRIAS

 

- A Avenida Rio Branco passa a operar em regime de mão dupla. Entre a Avenida Presidente Vargas e o Aterro do Flamengo, a faixa central da via será destinada à circulação de táxis, sentido Cinelândia, que não terão ponto para embarque e desembarque. As faixas laterais ficarão disponíveis para o tráfego de ônibus: duas no sentido Candelária e as outras duas sentido contrário (Cinelândia). A proibição de circulação de veículos particulares na Avenida Rio Branco vigorará nos dias úteis, das 5h às 21h, e aos sábados, das 5h às 15h. Nos domingos e feriados, não haverá restrições à circulação de veículos particulares pela via.

- Para os veículos de passeio vindos da Avenida Presidente Vargas e Binário/Camerino em direção à região do Castelo, Praça XV, Lapa e Glória, o último acesso é pela Av. Passos.

- O acesso à Avenida Graça Aranha e adjacências poderá ser feito pela Avenida Passos, Rua Sete de Setembro, Rua Uruguaiana e Avenida Nilo Peçanha, que operará em mão dupla até a Avenida Graça Aranha.

- Implantação de cruzamento semaforizado na Avenida General Justo para possibilitar a saída direta do Aeroporto Santos Dumont em direção ao Aterro do Flamengo/Zona Sul.

 

- Alargamento do acesso do Trevo dos Estudantes, no Aterro, à Avenida Marechal Câmara.

 

- Implantação de nova agulha de saída da pista lateral da Avenida Presidente Vargas para acesso à Praça da Candelária.

 

- Alargamento da Rua Primeiro de Março, em frente à Candelária, para facilitar passagem dos ônibus.

 

 

ÔNIBUS MUNICIPAIS E INTERMUNICIPAIS

 

Serão implantados novos pontos finais para ônibus municipais na Avenida General Justo e para ônibus intermunicipais na Avenida Presidente Vargas.

 

Para orientação dos usuários, o Mergulhão foi sinalizado com painéis explicativos com informações sobre as alterações das linhas e pontos de ônibus. Além disso, agentes da concessionária Porto Novo também realizaram serviço de panfletagem, indicando a transferência dos pontos e linhas junto a usuários das barcas.

 

A Fetranspor, para orientação dos motoristas de ônibus e despachantes, desenvolveu programa especial que inclui treinamento e distribuição de mapas e folhetos educativos alertando sobre os novos itinerários de ônibus e pontos de parada.

 

O Rio Ônibus, desde o início da semana, vem intensificando o treinamento de funcionários sobre as mudanças de itinerários das linhas que chegam ao Centro. Mais de 400 instrutores, fiscais, despachantes e monitores das empresas envolvidas nas alterações no trânsito participaram de cursos com a equipe técnica da entidade, recebendo material informativo sobre as principais mudanças, com mapas e descrições dos novos trajetos. Eles atuaram como multiplicadores em cada empresa, orientando motoristas e cobradores. Uma das palestras teve transmissão ao vivo para as garagens. Um vídeo revelando as novas mudanças também foi preparado e repassado às empresas, e poderá ser consultado pela população no site e nas contas das redes sociais do Rio Ônibus. Equipes de apoio, que vão ajudar os passageiros nas ruas, também foram treinadas.

 

Nos ônibus, também serão colados cartazes com indicações sobre os novos itinerários, destacando para os passageiros as vias principais por onde os veículos não passam mais. Nos ônibus equipados com TVs, também haverá inserções alertando os passageiros e informando os canais de comunicação com o Rio Ônibus. Dúvidas podem ser esclarecidas por meio do telefone 0800 886 1000.











Newsletter

Cadastre seu email e receba nossos informativos.